Malvas


A malva (Malva Sylvestris) cultivada como planta ornamental, por conta de suas belas flores, é originária da Europa e, além do seu uso na fitoterapia, a planta é usada como hortaliça desde o século VIII a.C. Das plantas chamadas popularmente de”malva”, existem umas 30 espécies e é necessário algum cuidado com as confusões, pois as finalidades medicinais de algumas malvas são diferentes.

As flores da malva são bastante consumidas nos países europeus, inclusive quando secas, são mais consumidas do que as folhas.

Essa planta, comummente usada na medicina popular no Brasil, possui substâncias como taninos, mucilagens e óleos essenciais que são responsáveis por suas propriedades calmantes, laxativas e emolientes. Na época renascentista, na Itália, era usada como cura de todos os males, inclusive nos conventos, suas flores eram usadas em um chá, como um calmante das “paixões”. Na antiguidade também era usada, em forma de uma poção à base de sumo da planta, para dar disposição durante todo o dia, Carlos Magno gostava de ter essa planta em seus jardins imperiais e, os gregos, tinham-na como sagrada, imaginavam que a malva libertava o espírito da escravidão.

Comentários