A verdade por detrás da Indústria da Soja


Um excelente documentário que nos mostra o lado menos "bonito", discutido e divulgado por detrás deste modelo de produção-consumo neoliberal. Ou de que como as práticas coloniais em pouco mudaram com enorme prejuízo das populações nativas, dos ecossistemas naturais e, no fundo, de todos nós. Adquire pois especial importância o nosso papel enquanto consumidores conscientes. Neste caso em relação à soja (que é na verdade utilizada na sua maioria para a alimentação de gado na pecuária intensiva) mas uma realidade semelhante a outras mega-monoculturas industriais para exportação.

Como evitar contribuir para esta realidade:
- Optar por uma alimentação vegetariana ou o mais vegetariana possível (pois naverdade a maior parte da soja destina-se à produção de rações para a pecuária intensiva)
- Numa Alimentação Vegetariana fazer um consumo esporádico de soja e/ou derivadas (existem imensas alternativas à alimentação omnívora que não passam pela soja)
- Consumo alternativas como leite de arroz, aveia, amêndoa (com evidentes benefícios ecológicos e nutricionais)




Completo e legendado:
http://vimeo.com/11222247

"Killerbean" / "Grão assassino" é um documentário que conta a história de como comer carne na Europa está ligado ao desmatamento da terra, à intoxicação, ao roubo, aos agro-químicos e à escravidão no Brasil. Mostra como a soja, utilizada como fonte barata de proteína de alimentação do gado e do material alimentar é também a fonte de um enorme impacto social e ambiental. O documentário conta a história de um líder indígena que foi torturado por tentar proteger a sua vila da destruição. Ele conta a história de um escravo liberto, exposto a venenos ao pulverizar os campos de soja com agrotóxico. Desde os desertos verdes de soja no norte do Brasil até às florestas tropicais virgens da Amazônia agora ameaçada pela indústria da soja, esta metragem leva-o numa viagem seguindo o rastro sujo deixado pelos pistoleiros, pela ganância corporativa. Um filme de Emiliano Beer Techera, Castro Emmanuel Skott, Lundkvist Stina, Peña Gonzalo Rojas, Stolpe Leo Thörneman, Suhonen Johanna, Antonio "Carlinho" Luz Costa.


 



Comentários